Você já pensou em como o mundo é grande?

20/01/2017

Você já parou para pensar no quão grande é o mundo, no qual você está inserido? Não falo em dimensões territoriais, tampouco de apenas índices populacionais, aliás nunca fui muito boa em geografia. Falo da quantidade de imensidões presentes em todo globo. Eu falo das imensidões presentes dentro de cada pessoa inserida nesse mundo.

"A globalização uniu mais os pais, as pessoas, tudo está interligado. Hoje tudo é conectado" Bobagem! Com quantas pessoas você conversa diariamente? Quantas pessoas se abrem com você para falar dos seus problemas? Com quantas pessoas você, realmente, se importa? Há uma imensidão dentro do seu vizinho da frente. Ele tem problemas, alegrias, inseguranças e expectativas. Entretanto, suas conversas resumem-se a um breve "bom dia". Ás vezes nem isso.

O grande problema da desigualdade começa quando nós não nos reconhecemos como sendo iguais. Cada pessoa do seu bairro tem um sonho diferente e todas elas buscam, incansavelmente, a felicidade. Assim como eu, assim como você.

É impressionante olhar para pessoa sentada ao seu lado no ônibus, mesmo sem saber seu nome, endereço ou de que família ela faz parte, e imaginar que ela já teve amores, sofreu decepções, tem motivos para chorar até adormecer e razões para continua de pé lutando pela vida, talvez essa pessoa esteja com mil razões para desistir, porém ela segue indo com destino a um dos lugares que aquele ônibus leva, destino esse muito semelhante com o seu. Isso acontece em todo mundo, as pessoas interligam-se em grandes redes sociais, mas poucas permitem-se conectar de corpo e alma a alguém.

Não digo que é necessário conhecer todas as pessoas do mundo, até porque estamos falando aqui de fatos, de redirecionar nossos olhares à cada pessoa. Precisamos enxergar todos a nossa volta de forma diferente, porque cada um de nós é uma imensidão de fatos, sentimentos, desejos e sonhos. Nos levantamos a cada manhã, sabendo que naquele dia podemos conhecer uma nova imensidão. Isso é globalizar-se. É entender que cada pessoa que se aproxima é uma chance de novas vivências, uma chance de nos autoconhecer através do outro. No fim, somos todos imensidões. Imensidões muito parecidas. Como se existisse vários universos dentro de um único. E ai, já pensou em como o mundo é grande? 

© 2016 Versos e Cafeína. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora